Uma casa com cheiro de comida ou fumaça de fritura em todos os cômodos não e nada agradável. E se for em apartamento fica ainda pior. Por conta do pouco espaço, os aromas da cozinha demoram a se dissipar.
Para ajudar a solucionar esse problema, existem os depuradores de ar, e se você está pensando em adquirir esse equipamento tão necessário, confira o nosso artigo e saiba qual o melhor modelo para não errar no investimento.
Depurador é a mesma coisa que exaustor?
Não. O depurador de ar também fica instalado em cima do fogão mas funciona de forma diferente do exaustor. Ele suga toda a fumaça e gordura que sai diretamente das panelas, filtra e libera esse ar limpo para a cozinha, enquanto o exaustor joga o ar para fora do ambiente. A principal vantagem é que o depurador pode ser instalado facilmente em qualquer cozinha, sem precisar quebrar ou fazer reformas.
03 pontos para considerar antes de escolher seu depurador
• O tamanho
Os tamanhos de depuradores mais comuns no mercado são de de 60 e 80cm. Eles encaixam perfeitamente em cima de fogões de 4 e 6 bocas, respectivamente, porém, antes de escolher o tamanho, verifique se existe espaço suficiente na parede e se não há janelas o canos no local da instalação.
• Sucção
Pergunte ao vendedor sobre o nível de sucção do aparelho e não se esqueça de verificar a ficha técnica. Uma dica para saber a sucção por hora é medindo o comprimento, a altura e a largura de onde ficará seu fogão e multiplicando esses valores por 4.
• Limpeza
Os depuradores possuem filtros de carvão ou tecido onde ficarão armazenadas a sujeira e gordura sugadas do ambiente. Informe-se sobre onde adquirir o filtro do modelo desejado e qual o valor para não ter surpresas futuras.
Uma última dica antes de adquirir seu depurador de ar, é observar se o aparelho vai combinar com a decoração da sua cozinha. Existem vários modelos de diferentes designs e cores, para não errar, escolha a mesma cor do fogão ou cooktop.