O cooktop é um dos eletrodomésticos mais desejados, pois além da praticidade e eficiência, ele complementa a decoração, dando um toque de requinte e modernidade ao ambiente. Mas, em meio a tantos modelos, você sabe qual o ideal para a sua cozinha? Confira as dicas que irão te ajudar nessa decisão.

Tipos de acendimento

Cooktop à gás
É o modelo mais tradicional com funcionamento semelhante ao fogão comum. Além de ter preço mais acessível,  ele não tem restrições quanto ao uso de panelas.

Cooktop por indução
A tecnologia da indução direciona o calor diretamente para o alimento, por essa razão, esse modelo só funciona em panelas com fundo magnético. É o cooktop mais seguro, já que não tem os mesmos riscos de um acionamento a gás.

Cooktop Elétrico
O funcionamento é bastante similar a um chuveiro, pois ele funciona com uma resistência que aquece as bocas. O design é mais leve e moderno, a base é de vidro e não precisa de grades, o que facilita a limpeza.

O quer saber antes de escolher
Apesar de precisar de uma instalação mais específica, o cooktop ocupa menos espaço e é mais fácil de limpar., porém, sua cozinha deve ser planejada, já que este eletrodoméstico precisa de uma base de tamanho específico para ser instalado.

Se você vai investir em uma cozinha planejada, é importante levar em consideração o tamanho e local da bancada onde ficará o cooktop, pois isso influencia muito na escolha do móvel e do projeto.

Você vai encontrar cooktops com 1, 2, 4, 5 ou 6 bocas e em acabamentos de vidro, inox e vitrocerâmica. Escolha de acordo com a sua necessidade e rotina de uso.

Além dos tipos de acendimento que já citamos, existem inúmeros modelos de cooktop, desde os mais tradicionais, até os gourmet. Por isso, a escolha final vai depender muito do seu gosto pessoal e, é claro, do tipo de decoração da sua cozinha.

Conclusão
A ideia do cooktop é tornar o ato de cozinhar ainda mais prazeroso além, é claro, de compor a decoração do ambiente. A dica principal é escolher o que atenda suas necessidades e combine com seu estilo e o estilo da sua cozinha. E se ainda tiver dúvida, fique tranquilo, aqui na Planejare Decor temos projetistas à sua disposição para te ajudar na decisão.