7 dicas para criar uma decoração vintage no seu apartamento
Se você é uma pessoa que ama decorar o seu apartamento para dar muita personalidade e estilo para o seu espaço, já deve ter visto algumas decorações que se inspiram na moda vintage, uma maneira muito charmosa de dar vida ao seu ambiente. Para quem desconhece esse termo, decoração vintage nada mais é do que a reutilização de peças antigas em seu apartamento.
O que chamamos de vintage surgiu em Londres, mais precisamente em Portobello Road, junto ao conceito de reutilização, com a ideia de valorizar peças que foram fabricadas em um passado de pelo menos 20 anos atrás. Em tempos de crise onde a sustentabilidade e economia se tornaram um fator importante na nossa sociedade, a decoração vintage é uma tendência muito em conta para deixar o seu espaço estiloso.
Nem sempre quem se identifica com esse estilo é exatamente por se interessar por peças do passado, mas por gostar de trazer à tona lembranças da infância, como a casa da vó e até mesmo ambientes de filmes antigos. Essa escolha faz com que os ambientes fiquem mais acolhedores e espirituosos, sendo uma ótima opção para receber os amigos. O mais interessante é que cada região e cultura possui o seu vintage diferente, tendo assim, diversas opções de inspiração e pesquisa.
Há quem ache que trazer coisas antigas para a sua casa traz consigo energias negativas, mas existe muito mais beleza quando se vê pelo lado mais poético da situação. Além de dar personalidade e beleza ao seu ambiente, utilizar peças vintage na decoração é ter um pedacinho da história no seu apartamento. Por exemplo, uma coleção de louças antigas pode ter pertencido a uma família que viveu ótimas tardes de chá com elas, que agora estão com você, começando um novo ciclo de coisas boas.
Vintage x Retrô
Antes de tudo, é importante esclarecer algo! Decoração vintage e decoração retrô não são a mesma coisa. Vintage é uma peça original de uma época que é inserida em uma decoração atual, como uma câmera fotográfica dos anos 70 ou um vaso dos anos 50. Já o retrô é uma peça fabricada nos dias de hoje, mas que tem o seu desenho inspirado em outras épocas, como a câmera instantânea Instax, que é inspirada em uma câmera fotográfica Polaroid.
Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para lhe ajudar a decorar o seu apartamento no estilo vintage.
- Cuidado para não transformar sua casa no museu
Usar a criatividade para aplicar peças vintage no seu apartamento é uma delicia e isso nunca acaba. Mas é preciso ter um certo cuidado para não haver exageros, pois corre o risco de deixar a sua casa parecendo um museu. Por isso, o ideal para conseguir manter um certo charme é mesclar peças atuais com antigas e respeitar o tamanho do seu imóvel, para não o sufocar com personalidade demais.
- Garimpe
Para projetar um espaço vintage você tem que gostar de andar, pois irá precisar pesquisar muito em brechós, antiquários, sebos e etc., para garimpar peças. Para quem desconhece esse termo, garimpar basicamente é sair caçando meticulosamente as peças que podem estar em cantos de brechós, praticamente esquecidas. Uma boa dica para achar coisas interessantes e gastar pouco, é ir em casa de familiares mais antigos, onde eles não dão tanta atenção para aqueles objetos, ou ir em brechós pequenos onde, muitas vezes, os donos não possuem certa noção de valor dessas peças.
Assim, além de contribuir para que esses brechós de pequeno porte sobrevivam, você ainda consegue decorar muito bem o seu apartamento. O custo destas peças acaba sendo muito mais em conta de que investir em algo retrô, que está na moda na maioria das lojas de decoração. Sem contar que são pessoas únicas e no meio desses garimpos podem surgir preciosidades que não se encontram mais em lugar algum.
É comum em passeios a brechós, sebos e casas de familiares se apaixonar por peças que combinam muito com o seu espaço, mas que estão em um estado precário. Vale lembrar que nem sempre você precisa reforma-las para as deixar exatamente como eram antes. Você pode customizar à sua maneira, dando novas cores, mesmo assim elas irão soar vintage e estilosas, pois mais importa o seu design do que suas cores e detalhes em si. Assim como alguns objetos que têm suas funções alteradas sem deixar sua história para trás, como jarras que se transformam em vasos.
Mas caso queira reformar para como era originalmente, você ainda sim pode utilizar alguns materiais bem baratos, como argila, verniz, cera ou apenas passando um pano com água, fazendo com que elas fiquem com o ar antigo que se necessita. O importante é usar a criatividade se baseando nos seus gostos e sua personalidade.
- Olhe a sua volta
Talvez você tenha algo vintage e nem sabe! Pisos de madeira, móveis antigos, luminárias e até mesmo quadros e fotos antigas, tudo pode ser utilizado como vintage, desde que se combine bem. Para descobrir se aquela peça é ou não vintage, veja o seu estado e o material de que é feito. Objetos feitos de madeira costumam ter esse ar mais antigo, mesmo que as vezes tenham sido produzidas há 20 ou 30 anos atrás.
Tecidos, máquina de escrever, baú, fitas cassetes, discos de vinil, escadas de madeira, livros, telefones de disco, embalagens de produtos antigos (como garrafas de refrigerante e cerveja, por exemplo), azulejos e vidros coloridos. Tudo que fizer parte dessa atmosfera mais clássica tem tudo a ver com a decoração vintage.
- Encontro o seu estilo dentro da decoração vintage
Muita gente as vezes se engana ao achar que decorar o seu apartamento com o estilo vintage significa que é necessário aplicar objetos dos anos 50 ou 60. Pois tudo depende do seu gosto, já que peças feitas nos anos 80, uma década que está muito em evidência na cultura pop atual, podem muito bem funcionar como vintage, uma vez que houve uma cultura própria naquela época, com as suas características marcantes, como aparelhos de som, vitrolas, lixeiras etc. Não fique preso ao que você vê por aí, procure o que realmente significa algo para você.
- O seu apartamento pode ser vintage
A característica arquitetônica do imóvel é muito importante para a decoração. Se você está pensando em se mudar e está a fim de aplicar esse estilo de decoração, uma boa dica é procurar por um imóvel usado que seja mais antigo. Os objetos vintage poderão casar perfeitamente com o próprio espaço, que por si só já traz uma história. Para saber qual imóvel se aplica ou não a algo antigo, repare na sua arquitetura, nas janelas, portas, piso e distribuição do espaço. Mas vale alertar que imóveis usados necessitam de muitos cuidados e reformas caras, como troca de encanamento e fiação elétrica, então antes de comprar, se atente ao seu estado e procure saber quando foi feita a última reforma.
- Aplique em qualquer cômodo
Não existe nenhuma regra que lhe obrigue a decorar a casa toda para realmente ser uma decoração vintage, tudo também depende do seu gosto e objetivo. Pode ser apenas um cômodo ou dois, assim como pode ser só um móvel, um detalhe ou uma parede, vai de gosto. É como falamos acima, muitas vezes as pessoas vão mais na onda dos outros ou do que encontram em sites, e acabam exagerando na decoração, deixando o ambiente sufocado e passando a sensação oposta da que era desejada. Se você preferir algo mais básico, pode optar por um papel de parede, ou uma cozinha com móveis antigos, com jarras e outros utensílios vintage. Assim como você também pode decorar todos os cômodos e ainda sim obter um bom resultado, tudo depende do equilíbrio.
- Cores
Se você é uma pessoa apaixonada pela decoração vintage, também pode procurar dar o estilo ao seu espaço na pintura das paredes. Se baseando na época vintage que você quer se inspirar, faça uma pesquisa sobre as cores que estavam em alta na época, no estilo de pintura, detalhes e etc., pois isso fará uma grande diferença no seu cantinho. E aqui vai uma dica: cores de parede mais amadeiradas são boas para retratar o estilo vintage, embora sejam muito atemporais.
Ter um espaço vintage no seu apartamento pode lhe trazer uma sensação única, uma verdadeira viagem a história ou ao nosso emocional mais íntimo. Pesquise bastante em sites como Pinterest ou em outros especializados em decoração.